Plataforma EaD: Qual usar para o seu Curso Online?

Compartilhar

Quer saber em qual plataforma vai colocar seu cursos online? E ainda não conseguiu decidir.

Essa é uma das perguntas mais frequentes que chegam pra mim…

Preciso entregar o meu Curso Online, mas não sei qual a melhor Plataforma Ead para fazer isso?

Moodle? EADBOX? Leadlovers? Hotmart Club? Joint Universities?

Bom… a resposta não é tão simples quanto parece. Não basta apenas analisar o Custo X Benefício ou as funcionalidades disponíveis em cada uma delas.

Existem outros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a Plataforma Ead que vai hospedar o seu Curso Online.

Se fossem há alguns anos atrás não teria dúvidas em indicar o Moodle, se você estivesse começando…. Ou se você fizesse parte de uma empresa, e já possuísse uma estrutura robusta, o Blackboard seria a indicação.

Só que hoje a história mudou, e as plataformas de Ead, também!

Com a entrada do Marketing Digital e a grande quantidade de infoprodutos que chegam ao mercado diariamente, outros tipos de plataforma foram surgindo para atender à diversidade de produtos e serviços online.

Hoje os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), ou seja, as plataformas de Educação a distância (EaD) disputam espaço com as Áreas de Membros, criadas por conta da popularização dos infoprodutos.

E você deve estar se perguntando: “Com tantas opções, o que devo escolher?

Plataforma Ead

Então vamos começar por parte.

O que você realmente necessita em termos de recursos e de atividades para o seu curso? Quando você desenhou seu Cursos Online, quais as interações previstas? Quais as atividades propostas para que a aprendizagem fosse significativa? Qual a dinâmica prevista para o acesso às aulas e outros recursos?

Nada de contratar um jato se você precisa somente de um monomotor. É isso mesmo… Muitas plataformas estão equipadas com tantos recursos quantos você talvez nunca venha a utilizar, enquanto outras são bem simples e diretas ao ponto: fazem a entrega dos conteúdos e ponto final.

Seja minimalista! Trabalhe com a plataforma Ead que possa gerar maiores resultados para você e para os participantes dos seus cursos. Escolha o que é essencial para que os participantes tenham os saltos significativos.

E esta talvez seja a maior diferença entre as Áreas de Membros e os Ambientes de Aprendizagem.

Plataforma Ead

As áreas de membros são repositórios de conteúdos, em diferentes formatos e mídias. Valorizam as estratégias de entrega, a responsividade e a usabilidade de sua interface… afinal a máxima dos cursos online é poder fazer suas aulas em qualquer tempo e de qualquer lugar (implícito aí, que seja de qualquer dispositivo).

Não existe preocupação direta com processos de interação ou com implementação de sistemas de avaliação. Podem emitir certificados digitais, podem trazer algum quizz como proposta para avaliação final do curso, podem trazer espaço individual para tirar dúvidas, mas estes itens não são a principal preocupação.

Já os ambiente virtuais de aprendizagem colocam o sujeito que aprende no centro e garantem o necessário para que tenham uma aprendizagem significativa. As plataformas de ensino a distância, colocam sua maestria na gestão dos participantes, no acompanhamento do progresso deles no curso. Investem nos processos de interação (com oferta de diferentes ferramentas de comunicação, tanto síncrona como assíncrona). E garantem a implementação de um sistema de avaliação (com diferentes possibilidades de atividades). Traz recursos para criação de atividades individuais e em grupos, escrita colaborativa, trocas e comunicação entre pares, presença de tutoria, ou não… enfim é uma sala de aula virtual.

Pois é… para facilitar a sua escolha, fiz um levantamento das principais áreas de membros e das principais plataformas EaD que hoje temos no mercado. E aproveitei para indicar as que já utilizei e/ou utilizo.

Para você ter acesso a este material basta clicar no link abaixo a fazer o download.

plataforma ead

Com este material, você poderá colocar no papel o que realmente precisa em termos de recursos e atividades. E faça um balanço entre as plataformas Ead disponíveis.

A DICA é: procure por plataformas que dê suporte em português, se você não tem domínio do inglês. Nada de se desgastar e se irritar no momento da entrega. Você deve estar livre para cuidar dos seus participantes e da sua promessa em relação aos saltos que eles terão com Seu Curso Online.

Compartilhar

Leia também

Design Instrucional

Modelo I.D.E.I.A – modelando um curso do zero!

Dentro do universo do Design Instrucional existem muitas ferramentas para modelagem de cursos. O Modelo I.D.E.I.A. é um framework desenvolvido por mim para auxiliar todos aqueles que almejam desenvolver um curso, seja online ou presencial.

Aprendizagem Significativa

Trilhas de Aprendizagem e Gamificação: dinamismo garantido!

As Trilhas de Aprendizagem podem proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e engajadora. Em suas etapas, é possível conjugar uma série de formatos e mídias diferentes, fazendo com que o estudante tenha contato com o conteúdo de forma diversificada.
Quando pensamos nas trilhas, é comum trazermos elementos da gamificação. Essa outra metodologia ativa agrega valor e transforma a aprendizagem em desafios que precisam ser cumpridos.

Aprendizagem Significativa

Do presencial ao digital: uma boa dobradinha.

Se engana quem acredita que o digital e o presencial são realidades opostas. Atualmente esses universos estão mais que conectados e fazem parte do cotidiano de quase todo profissional. Nesse sentido, a educação contemporânea está sendo desafiada a aproveitar os benefícios que essa integração entre o virtual e o real pode trazer, porém existem desafios que precisam ser compreendidos para serem superados.