pieces-of-the-puzzle-592798_1920

7 Importantes Dicas para Organizar Conteúdos Significativos

SITUAÇÕES NOVAS NÃO SE RESOLVEM COM SOLUÇÕES VELHAS

Observe os cursos direcionados a público adulto. E veja que quanto mais aplicado e contextualizado for o conhecimento, maior o êxito nos processos de aprendizagem.

Para explicar por que os conceitos quando aplicados diretamente a situações problema, geram resultados mais significativos, vamos voltar lá nos fins dos anos 1980.

Lá encontraremos o professor de Psicologia educacional Rand Spiro. Segundo ele, os conhecimentos necessários para enfrentar situação ou problema novos precisam ser selecionados, combinados e adaptados de forma nova.

Não há uma correspondência linear entre uma situação nova e o que fazer diante dela.

Com isso necessitamos ser capazes de reestruturar os conhecimentos para ressignificá-los em novas situações ou na resolução de um problema novo.

É aí que entra a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro e colaboradores).

A aplicação dos princípios desta teoria na elaboração de conteúdos para seus cursos pode fazer a diferença em sua proposta.

A teoria explica a complexidade e a não linearidade. Lembra-nos de que não existe uma fórmula que possa ser usada em todas as situações para se obter resultados positivos.

Afinal situações diferentes exigem estrategias diferentes de abordagem.

Quanto mais somos levados a “pensar fora da caixa” e a agir sobre situações não conhecidas, mais necessitamos das explicações e princípios enumerados por Spiro.

Esses princípios nos fazem compreender a razão do sucesso ou não de um curso ofertado para o público adulto. Ou seja, qual o conjunto de fatores que faz com que um curso tenha menos evasão, maior grau de aprovação, maior número de comentários positivos.

O certo é que necessariamente este caminho passa por saber exatamente:

  • o que seus alunos precisam aprender,
  • o que eles já sabem e
  • como conectar todos estes pontos ao dia a dia, às necessidades da vida e do trabalho deste aluno.

A seguir destaco algumas dicas importantes de como fazer da Teoria da Flexibilidade Cognitiva uma aliada no momento da produção de seus conteúdos!