O que é DESIGN INSTRUCIONAL?

Design Instrucional

Compartilhar

O design instrucional é a chave para se estabelecer um padrão de qualidade nos cursos.

Será que para criar um curso basta juntar um monte de conteúdo, fazer algumas referências ou reescrever tudo o que encontrar sobre o assunto que alcançaremos sucesso???

Certamente que não é assim que funciona.

No ensino presencial, sempre se falou muito em plano de ensino, plano de curso, plano de aula. As licenciaturas precisavam ter disciplinas de didática e de prática de ensino para compor suas grades.

A educação a distância (EaD) on-line surge inicialmente como alternativa para o ensino formal. A EaD coloca o foco no público adulto, com pouca disponibilidade de tempo e de locomoção por conta de suas atividades profissionais.

Ou seja, a educação a distância é a alternativa viável para alcançar as pessoas que o ensino presencial não tinha braços e pernas para alcançar.

Por ser desenvolvida e implementada em instituições de ensino, contava com pedagogos e professores acostumados a fazer planos de ensino e planos de aula.

À medida que ganhava terreno, tornava-se necessário mais e mais pessoas especializadas nesta modalidade. Porém passaram a confiar na capacidade do adulto em realizar estudos autônomos automotivados.

Concluíram que juntar os conhecimentos todos num lugar só era suficiente.

Só que você deve já ter adivinhado que esta prática logo, logo, mostrou-se totalmente inadequada e completamente ineficiente.

As evasões tornaram-se maiores e a qualidade da modalidade passou a ser amplamente questionada.

Design Instrucional

Outro fator importante, a ampliação da modalidade on-line para o corporativo, nas áreas de capacitação profissional e formação continuada. Assim como ampliou-se para áreas do ensino profissionalizante, cursos livres, docência on-line independente entre outros.

Este crescimento desordenado fez com que se tornasse, desde então, imperativo que se tenha um profissional que auxilie neste planejamento. Seu papel está na consolidação do projeto educacional ou de capacitação.

E, com isso, alinhar os conteúdos, as mídias, os recursos e ferramentas tecnológicos, e a ação do tutor, num ambiente virtual.

Este planejamento cuidadoso chamado de desenho instrucional, ou design instrucional, é definido por Andrea Filatro (2008, p.8) como

ação intencional e sistemática […] que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades e materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover […] a aprendizagem humana

O desenho instrucional ganhou força com o aumento da preocupação com a qualidade dos cursos disponibilizados na internet.

Passou-se a exigir que a formação de equipes multidisciplinares tivesse um profissional que atuasse diretamente na mediação entre pessoas, tecnologias e projeto.

Porém estas equipes só estavam presentes em empresas ou instituições de ensino que podiam pagar para ter um grupo de produção.

Na maioria dos casos, observa-se as equipes formadas por uma só pessoa ou por pessoas que nunca haviam atuado com educação on-line.

Surgem assim os cursos de formação. Esses cursos visavam capacitar pessoas que pudessem atuar na área. Também objetivavam orientar docentes que optassem por desenvolverem sozinhos seus cursos.

Existe a preocupação com o desenho do curso, como resultado harmônico desta mediação. O desenho por apresentar de forma clara e objetiva todas as etapas do um projeto bem como as pessoas envolvidas.

O Design Instrucional (DI) é o elemento de mediação entre a educação, as tecnologias, a comunicação, a criação, a produção e, não menos importante, a gestão.

Há que se compreender a abrangência e importância do Design Instrucional em projetos educacionais como um dos fatores-chave em um curso. (DALLACOSTA, CAZETTA, SOUZA, 2010, p.3)

De uma forma ampla, pode-se afirmar que o design instrucional se fundamenta em: tecnologia, processos pedagógicos de ensino-aprendizagem e no fato do desenho ser um projeto.

França (2008, p.47) entende o design instrucional como

“uma rede de associações entre conteúdo, concepção metodológica, ambiente hipermidiático, atividades, interação e avaliação, sendo estes elementos direcionados pela abordagem pedagógica”, definida na etapa inicial do projeto educacional.

Não basta que se tenha padronização de materiais para se obter bons resultados de aprendizagem.

Métodos pedagógicos adequados, atividades que privilegiam a sociabilidade, a construção do conhecimento e o atendimento pessoal ao aluno, entre outros requisitos, são tão importantes quanto o conteúdo. (TORI, 2010, p.111)

O sucesso da elaboração do desenho instrucional de um curso a distância encontra-se na adequada articulação de todos os elementos do projeto. Considerando que as relações de aprendizagem e produção do conhecimento possam ser identificadas.

Design Instrucional

REFERÊNCIAS:

DALLACOSTA, Adriana; CAZETTA, Giselle; SOUZA, Sergio Guedes de. Novas tecnologias aplicadas na elaboração de material instrucional on-line. Anais Eletrônicos do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Informação, 2010.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado – Educação e Tecnologia – São Paulo: Senac, 3ª E, 2007.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008

FRANÇA, George, O Design Instrucional na Educação a Distancia, Editora: Esfera, 1ª ed., 2007

TORI, Romero. Educação Sem Distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 1ª ed., 2010, 254p.

Compartilhar

Leia também

Design Instrucional

Modelo I.D.E.I.A – modelando um curso do zero!

Dentro do universo do Design Instrucional existem muitas ferramentas para modelagem de cursos. O Modelo I.D.E.I.A. é um framework desenvolvido por mim para auxiliar todos aqueles que almejam desenvolver um curso, seja online ou presencial.

Aprendizagem Significativa

Trilhas de Aprendizagem e Gamificação: dinamismo garantido!

As Trilhas de Aprendizagem podem proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e engajadora. Em suas etapas, é possível conjugar uma série de formatos e mídias diferentes, fazendo com que o estudante tenha contato com o conteúdo de forma diversificada.
Quando pensamos nas trilhas, é comum trazermos elementos da gamificação. Essa outra metodologia ativa agrega valor e transforma a aprendizagem em desafios que precisam ser cumpridos.

Aprendizagem Significativa

Do presencial ao digital: uma boa dobradinha.

Se engana quem acredita que o digital e o presencial são realidades opostas. Atualmente esses universos estão mais que conectados e fazem parte do cotidiano de quase todo profissional. Nesse sentido, a educação contemporânea está sendo desafiada a aproveitar os benefícios que essa integração entre o virtual e o real pode trazer, porém existem desafios que precisam ser compreendidos para serem superados.