Plataforma EaD: Qual usar para o seu Curso Online?

Quer saber em qual plataforma vai colocar seu cursos online? E ainda não conseguiu decidir.

Essa é uma das perguntas mais frequentes que chegam pra mim…

Preciso entregar o meu Curso Online, mas não sei qual a melhor Plataforma para fazer isso?

Moodle? EADBOX? Leadlovers? Hotmart Club?

Bom… a resposta não é tão simples quanto parece. Não basta apenas analisar o Custo X Benefício ou as funcionalidades disponíveis em cada uma delas.

Existem outros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a Plataforma que vai hospedar o seu Curso Online.

Se fossem há alguns anos atrás não teria dúvidas em te indicar o Moodle, se você estivesse começando…. Ou se você fizesse parte de uma empresa e já possuisse uma estrutura robusta, o Blackboard seria a indicação.

Só que hoje a história mudou.

Com a entrada do Marketing Digital e a grande quantidade de infoprodutos que chegam ao mercado diariamente. Outros tipos de plataforma foram surgindo para atender à diversidade de produtos e serviços online.

Hoje os ambiente virtuais de aprendizagem (AVA), ou seja, as plataformas de Educação a distância (EaD) disputam espaço com as Áreas de Membros, criadas por conta da popularização dos infoprodutos.

E você deve estar se perguntando: “Com tantas opções, o que devo escolher?

recursos_plataforma

Então vamos começar por parte.

O que você realmente necessita em termos de recursos e de atividades para o seu curso? Quando você desenhou seu Cursos Online, quais as interações previstas? Quais as atividades ptopostas para que a aprendizagem fosse significativa? Qual a dinâmica prevista para o acesso às aulas e outros recursos?

Nada de contratar um jato se você precisa somente de um monomotor. É isso mesmo… Muitas plataformas estão equipadas com tantos recursos quantos você talvez nunca venha a utilizar, enquanto outras são bem simples e diretas ao ponto: fazem a entrega dos conteúdos e ponto final.

Seja minimalista! Trabalhe a plataforma que possa gerar maiores resultados para você e para os participantes dos seus cursos. Escolha o que é essencial para que os particpantes tenham os saltos significativos.

E esta talvez seja a maior diferença entre as Áreas de Membros e os Ambientes de Aprendizagem.

plataforma_ava_membros

As áreas de membros são repositórios de conteúdos, em diferentes formatos e mídias. Valorizam as estratégias de entrega, a responsividade e a usabilidade de sua interface… afinal a máxima dos cursos online é poder fazer suas aulas em qualquer tempo e de qualquer lugar (implícito aí, que seja de qualquer dispositivo). Não existe preocupação direta com processos de interação ou com implementação de sistemas de avaliação. Podem emitir certificados digitais, podem trazer algum quizz como proposta para avaliação final do curso, podem trazer espaço individual para tirar dúvidas, mas estes itens não são a principal preocupação.

Já os ambiente virtuais de aprendizagem colocam o sujeito que aprende no centro e garantem o necessário para que tenham uma aprendizagem significativa. As plataformas de ensino a distância, colocam sua maestria na gestão dos participantes, no acompanhamento do progresso dele no curso. Investem nos processos de interação (com oferta de diferentes ferramentas de comunicação, tanto síncrona como assíncrona). E garantem a implementação de um sistema de avaliação (com diferentes possibilidades de atividades). Traz recursos para criação de atividades individuais e em grupos, escrita colaborativa, trocas e comunicação entre pares, presença de tutoria, ou não… enfim é uma sala de aula virtual.

Pois é… para facilitar a sua escolha, fiz um levantamento das principais áreas de membros e das principais plataformas de EaD que hoje temos no mercado. E aproveitei para indicar as que já utilizei e/ou utilizo.

Para você ter acesso a este material basta clicar no link abaixo a fazer o download.

plataforma_ead

Com este material, você poderá colocar no papel o que realmente precisa emtermos de recursos e atividades. E faça um balanço entre as plataformas disponíveis.

A DICA é procure por plataformas que lhe dê suporte em português, se você não tem domínio do inglês. Nada de se desgastar e se irritar no momento da entrega. Você deve estar livre para cuidar dos seus particpantes e da sua promessa em relação aos saltos que eles terão com Seu Curso Online.

Alexandra Caetano

Sobre a autora

Alexandra Caetano

Empresária. Consultora de Projetos de e-Learning, Designer Instrucional, Especialista em EaD, Gestora de Projetos e de Equipes, Especialista em Desenvolvimento e Curadoria de Conteúdos. Com formação nas áreas de exatas, humanas e gerenciais, atuo com e-Learning há mais de 17 anos, ao qual aplico os estudos de marketing digital aliado ao marketing de conteúdo e implementando o marketing de aprendizagem em meus projetos e negócios. Vejo na combinação e-Learning, Empreendedorismo Digital e Tecnologia possibilidade para exponencialmente melhorarmos a qualidade de vida das pessoas e consequentemente do planeta. Tecnologias, Games, Cinema e Histórias, não necessariamente nesta ordem, são grandes paixões, mas antes de tudo posso dizer que sou apaixonada pela vida.

Siga Alexandra Caetano:

Deixe um comentário:

Todos os campos com “*” são necessários

GUSTAVO PADILHA

Cheguei até aqui através da disciplina TICs do curso ADS da Faculdade QI. Abraço

Leave a Comment:

Todos os campos com “*” são necessários